Pra começar 2017! Costão + Enseada do Bananal

Dia 10 de Janeiro (terça-feira), o Dedé, amigo de SP, veio me visitar com a família! Já de cara ele propôs para fazermos uma trilha e depois ficar um pouquinho na praia.

O desafio era achar uma trilha que desce pra levar a pequena Helena, de quase 3 anos e ainda perto da praia! Disse a ele que tinha a trilha do Costão de Itacoatiara, mas que nunca tinha feito, só sabia que ela era curta, não sabia se seria difícil com criança! Mas, iríamos tentar, qualquer coisa, era só voltar. Inclusive, fomos de chinelo (não foi uma boa ideia).

Início da trilha!

A trilha já começa bem íngreme numa mata ainda bem preservada. Chegamos numa clareira com bancos e uma bifurcação pra outra trilha, a da Enseada do Bananal.

À direita da placa, chegamos na parte da Pedra do Costão. Tinha que subir o paredão de rocha. A pequena Helena queria subir, escalou mesmo as pedras e foi subindo. Porém, já quase lá em cima, analisando se daria pra Helena subir mais, achamos melhor voltar, porque seria muito mais difícil a descida com ela. O paredão não é difícil, mas quem tem medo de altura, pode sofrer.


Voltamos e resolvemos seguir a placa pra trilha da Enseada do Bananal. A trilha vai descendo, o caminho é bem bonito, até chegar numa Praia de pedras. Sem muitas dificuldades, a trilha é curta e fácil.

Enseada do Bananal

Voltamos e ficamos muito felizes de ter feito a trilha e levado a Helena. Ela amou fazer trilha, foi muito forte escalando e subindo nas raízes das árvores, não é qualquer criança que conseguiria fazer tudo sem pedir colo. Pelo contrário, ela queria ir na frente abrindo a trilha, não queria ajuda de ninguém, não queria parar nem pra tirar foto, caiu, se ralou, se sujou, ficou com teia de aranha no cabelo, deu risada e aproveitou muito o passeio. Fiquei realmente impressionada com a força dela. Valeu a visita queridos, venham mtas vezes!

Informações

Localização: Parque Estadual da Serra da Tiririca

Como chegar: Chegando na praia de Itacoatiara, seguir em direção ao canto esquerdo, continuar seguindo a rua asfaltada subindo a rua. A entrada do parque fica à direita.

Entrada gratuita

Funcionamento do parque: das 8h às 17h

Trilhas: cada uma tem 2 kms, ida e volta. Costão tem 217m de altitude e a Enseada do Bananal é no nível do mar.

Dicas

-Ir de tênis, maior segurança pra subir o paredão de Rocha, a rocha também pode estar bem quente;

-Quem tem medo de altura, pode ficar com medo do paredão, mas super incentivo tentar, porque não é difícil;

-Protetor solar, sempre;

-Levar água.

Deixe seu comentário