Pico do Jaraguá – Trilha do Pai Zé

Um dos lugares mais visitados pra treino em SP é com certeza o Pico do Jaraguá (Parque Estadual do Jaraguá). Nós perdemos as contas de quantas vezes estivemos lá pra treinar ou para levar outras pessoas. Isto porque, ali é o ponto mais alto da cidade de São Paulo (1.135 metros de altitude), tem um vista da capital impressionante e é de fácil acesso.

Foto: Wladimir Togumi

Para chegar ao topo, o visitante tem duas opções: 1)através da via asfaltada, a Estrada Turística do Jaraguá, nesse caso, chega-se quase ao topo de carro; 2) através da Trilha do Pai Zé, que é a rota que fazemos e que vamos enfatizar no post.

Foto: Wladimir Togumi

A trilha se inicia na parte de baixo do parque, onde tem estacionamento, banheiros e uma boa infraestrutura. Ela se inicia numa estrada de paralelepípedos logo já numa subida ingrime. A maior parte do percurso é feita em single track, a parte final da trilha é mais aberta, tem escadarias. No final das escadarias, se chega na estrada asfaltada (Estrada Turística do Jaraguá), a estrada que subiria se quisesse ir de carro. Após a escadaria, à esquerda na estrada asfaltada, chegará em outro ponto do parque, onde tem lanchonetes, estacionamento pra quem quiser subir de carro, banheiros. Desse lugar é possível subir até a antena pela longa escadaria, essencial para o treino.

Qualquer um consegue fazer a trilha, ela é bem ingrime, mas não é longa. Então, mesmo que você não seja uma pessoa muito ativa, vai cansar bastante, vai ficar dolorida, mas vai conseguir chegar.

Foto: Wladimir Togumi

INFORMAÇÕES

TRILHA DO PAI ZÉ!

-Onde: End.: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte – São Paulo.

-Estacionamento gratuito.

Como chegar: Pegar a Anhanguera e sair na saída 13. Seguir placas pra Estra Turística do Jaraguá. Ou colocar no GPS o endereço acima. Não escolher no GPS a opção Parque do Jaraguá, pois o caminho te leva ao cume direto pela estrada de asfalto.

-Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h (o encerramento é estendido até às 18h no horário de verão.

-Levar água, protetor solar, comidinhas.

– 4kms ida e volta com 400m de altimetria acumulada.

-Cuidado com as abelhas já perto das escadarias no último trecho, não ficar movimentando muito as plantas.

-Se tiver alguém no grupo que não queria subir pela trilha, é só seguir o caminho asfaltado de carro.

-NÃO ALIMENTE OS MACACOS OU QUALQUER ANIMAL QUE ENCONTRAR! SUA ALIMENTAÇÃO ESTÁ DENTRO DA MATA E VOCÊ NÃO DEVE INTERFERIR.

 

Deixe seu comentário