Pedra do Coração <3 Pertinho da Pedra Grande de Atibaia

img_0644

Serra do Itapetinga

Isa e eu (Sa) decidimos fazer uma trilha no fim de semana já que de última hora resolvi vir para SP. Nosso fim de semana não estava assim tão livre, então queríamos fazer algo que não nos tomasse o dia inteiro. Ter pouco tempo significava que a trilha tinha que ser perto de SP, não muito longa, nem muito técnica. Também, queríamos ir para algum lugar não tão conhecido e inédito pra gente, pra valer a pena, já que a trilha seria rápida.

Fuça dali, fuça daqui, fuça de novo e mais um pouco. Bom, porque mesmo resolvemos fazer esse Blog? Por causa disso mesmo, porque não aguentamos mais só achar as mesmas trilhas batidas na internet.

Eis que a Isa surge com essa tal de Trilha da Pedra do Coração. Sem muita informação mesmo, resolvemos ir para Bom Jesus dos Perdões, cidade próxima à Atibaia. Chegando lá, paramos pra tomar um café e aproveitamos pra pedir informações sobre onde a trilha começava.

img_0172

Vista da estrada

É só colocar no Waze: “Cachoeira do Barrocão” que você chega lá! Da estrada é possível avistar a rocha em forma de coração, muito muito bonita! A entrada da trilha fica perto da Cachoeira, tem plaquinhas indicando onde você pode estacionar (rua de trás da Cachoeira). Setinhas azuis indicam a entrada da trilha, a única rua com uma ladeira, impossível errar.

DCIM100GOPRO

Cachoeira do Barrocão

 

img_0643

Setas na entrada da trilha

O percurso é todo em estrada de terra batida, bem aberta e bem íngreme. Foram 2,5kms de subida com uma altimetria de 300m, um percurso fácil. Chegamos lá em cima, tinha um visual incrível, o mirante é na parte alta do Coração. Tiramos muitas fotos, procuramos a trilha que sai na Pedra Grande em Atibaia, subimos em algumas pedras e voltamos pelo mesmo caminho. Existem algumas poucas bifurcações na trilha, mas é só continuar pela estrada principal .

DCIM100GOPRO

Estrada de terra

Topo! <3

Existe a possibilidade de fazer a travessia da Pedra Grande em Atibaia até a Pedra do Coração e vice-versa. Achamos a trilha que vai para lá, mas não fomos por falta de tempo. Quem sabe em uma próxima!

Muitas pessoas vão à Pedra Grande pra treinar, alguns alongam o percurso pela estrada, por onde os carros sobem. Achamos que essa é uma grande oportunidade para dizer que é possível alongar o percurso fazendo a travessia até a Pedra do Coração, ou iniciar por ela e conhecer mais um lugar legal na região! Como não fizemos a travessia não sabemos dizer exatamente se a trilha é aberta, se existe riscos de se perder. Ir com alguém que já conheça bem a região, ou com a trilha no GPS são as melhores opções para se aventurar.

img_0330

 

informações úteis:

-Para achar a entrada da trilha, colocar no GPS: Cachoeira do Barrocão;

-Estacionar na área indicada, pra não atrapalhar a estrada, você também, pode ser multado;

-Levar água;

-Trilha fácil;

-Ida e volta: 5,5 kms com 325m de altimetria;

-Para conferir o percurso no Strava: clique aqui.

 

3 comentários sobre “Pedra do Coração <3 Pertinho da Pedra Grande de Atibaia

  1. Fabio disse:

    Parabéns pelo relato de vcs, será que essas duas pedras e mais a cachoeira da pra fazer de carro com criança de 1 ano e meio?
    Obrigado e mais uma vez parabéns para vcs

Deixe seu comentário