Parque Nacional de Itatiaia – Morro do Couto X Prateleiras

1º dia – entrADA NO PARQUE (PARTE IMPORTANTE)

De malas prontas!

Saímos de Niterói 1h30 da madruga. A ideia era chegar cedo ao Parque Nacional de Itatiaia para conseguir entrar e subir o Agulhas Negras. No parque cada há um limite de entrada de 80 pessoas para Agulhas Negras e Prateleiras. Por isso, chegar cedo é imprescindível pra quem quiser fazer um desses dois setores.

Nascer do sol na fila do parque! Lá trás, sol batendo na Serra Fina.

Chegamos cedo, 5h20, tinham uns 10 carros na nossa frente. Ficamos na fila de carros estacionados do lado de fora do parque. Um frio absurdo, 0 graus, isso mesmo! Muito frio! Pegamos senha número 18, que não significa muita coisa. Quando de repente, passa pela gente carros do exército, vans e tudo mais, um bando de gente passando pela gente e entrando no parque.

Frio Frio Frio!

Ficamos sabendo que iria ter um evento do exército e eles pegaram 40 vagas de cada setor: Agulhas e Prateleiras. Mas, tinham 40 ainda para cada setor, tranquilo! Para a nossa surpresa, tcham… acabaram todas as vagas para os dois setores. Oi????? Pra ter acabado todas as vagas tinham que ter 80 pessoas na nossa frente, não tinham. O que vimos foi vans passando direto no parque furando toda a fila. Como isso pode acontecer?

Eu não sei o que acontece ali, mas de fato, alguma coisa está errada. Não consigo entender porque as senhas não são distribuídas carro a carro, porque não há por parte do Parque interesse em organizar a entrada para que quem realmente chega cedo, possa entrar de forma justa. Alguma coisa acontece ali, e o parque deve explicações para as pessoas que tentam todas as vezes subir o Agulhas e não conseguem mesmo chegando cedo, esperando na fila.

Enfim, muita sacanagem. Entramos muito frustrados! A opção era fazer o plano B: subir até o Morro do Couto. Foi isso que fizemos! Estacionamos lá dentro e iniciamos o percurso.

ATENÇÃO: Tive a informação que o Parque já alterou o sistema de entregas de senhas. Antes um guia podia chegar de madrugada ficar na fila e pegar senha para todo seu grupo. Agora as senhas são individuais, recebe senha quem estiver na fila, tornando a entrada no parque muito mais justa. Claro, confirmar essa  informação no parque é sempre importante (ligar ou mandar email antes), já que não vi nenhum comunicado oficial no site.

Morro do Couto x Base das Prateleiras

O parque é surreal de maravilhoso, pegamos uma estrada e andamos aproximadamente 3 kms até o início da trilha. Ainda tinha gelo no chão, com o passar da trilha o sol foi esquentando, e fez um dia maravilhoso, muito calor inclusive.

Gelo, no chão!

Chegamos ao Morro do Couto e o Leo, nosso guia, achou que ia ser legal fazermos a travessia até a base das Prateleiras, já que era ainda bem cedo. Fomos seguindo o percurso, sem sinalização, Antônio no Wikiloc, cruzamos por dentro de uma gruta e chegamos na base das Prateleiras. Sem poder subir, pois não tínhamos autorização continuamos a caminhada até sair na estrada novamente e voltar para o carro.


Fomos para a Pousada dos Lobos, muito perto da entrada do parque, porém é necessário um carro 4×4 pra não passar perrengue. A pousada é uma delícia, a comida, o ambiente, as árvores, o chazinho e biscoitinhos disponíveis no refeitório. Pegamos 2 quartos com 6 camas cada, lá tem outras opções de acomodação.

À noite, jantamos e conversamos sobre as opções para o domingo. A opção número 1 era tentar entrar no parque de novo, acordando de madrugada sabendo que poderíamos não entrar com o mesmo sistema injusto. Ou dormir até um pouco mais tarde, tomar café da manhã na pousada e fazer outra coisa no parque que poderia ser Asa de Hermes. Decidimos ir na segunda opção, já que tínhamos andado bastante, muitos estavam cansados e Agulhas Negras era o pico mais alto e mais difícil do parque.

No próximo post, conto como foi o segundo dia!

dicas e informações

-Chegar bem cedo no Parque, 5h30, no máximo, se quiser fazer Agulhas Negras ou Prateleiras.

-Ligar no parque para conferir o sistema de senhas na entrada.

-Parte Alta, parque abre às 7h, o ingresso, até às 14h. E todos tem que sair do parque até no máximo 17h.

-Entrada para Agulhas e Prateleiras só com guia, pois tem trechos de escalada. Nosso guia: Leo, da Pitbull Aventura (http://pitbullaventura.blogspot.com.br/)

-Ingresso: R$ 32,00

-Todas as informações: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/guia-do-visitante.html

Um comentário sobre “Parque Nacional de Itatiaia – Morro do Couto X Prateleiras

Deixe seu comentário