Parque Estadual da Cantareira – Núcleos: Pedra Grande e Águas Claras

PARA LER SOBRE O NÚCLEO ENGORDADOR: CLIQUE AQUI
PARA LER SOBRE O NÚCLEO CABUÇU: CLIQUE AQUI

E quem disse que não é possível achar mato na “Selva de Pedra”?  Resolvemos falar do Parque Estadual da Cantareira, pois a Cantareira é uma dos maiores florestas urbanas do mundo e você que está em SP não pode deixar de conhecê-la.

O Parque possui 4 Núcleos abertos à visitação. Dois deles se conectam por trilha, o Núcleo da Pedra Grande e o Núcleo Águas Claras, falaremos desses dois hoje e depois falaremos em outros posts sobre os outros Núcleos Engordador  e Cabuçu.

Sugerimos iniciar o passeio pelo Núcleo da Pedra Grande, pertinho do Horto Florestal na Zona Norte de SP. Tem um estacionamento do lado de fora do parque gratuito e você paga a entrada no valor de R$12,00.

Logo que você entra tem placas e monitor se precisar de alguma orientação. A subida da Pedra Grande já começa bem perto da portaria, e são 4,5kms até chegar lá: uma pedra que fica a 1010 metros acima do nível do mar, com uma vista impressionante de SP (9km ida e volta).

AS TRILHAS

A subida, subidona mesmo, é toda em asfalto e pelo caminho é possível fazer algumas trilhas, todas circulares, pequenas e sinalizadas. Aliás, não tem como se perder por aqui, o parque inteiro é sinalizado, inclusive, antes de chegar na pedra existe uma bifurcação para ir para o Lago das Carpas e Núcleo Águas Claras (guarde essa informação).

IMG_2703

Chegando lá na Pedra, após tirar fotos e ficar olhando a cidade de São Paulo de cima, você pode voltar e ainda seguir essa trilha para o Núcleo Águas Claras. Seguindo essa trilha de terra batida você vai poder ir para o Lago das Carpas, muito bonito de se visitar e fazer outras trilhas desse Núcleo.

Muitas outras trilhas existem por todo o caminho, algumas bem pequenas. Entrar pra conhecer depende do nível de desgaste que você vai estar. Volta-se pelo mesmo caminho até retornar à portaria da Pedra Grande.

IMG_6590IMG_2715

Lá é um lugar incrível que atende a expectativa de todos! Dá pra fazer um treino até a Pedra Grande e voltar (9kms), dá pra aumentar indo até o Núcleo Águas Claras (aprox. 15kms) e dá pra fazer muito mais se decidir entrar em todas as trilhas pelo caminho. O Parque tem uma boa estrutura com banheiros, perto da portaria tem água potável. Leve sua garrafinha, pois não tem água lá em cima.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

  • Estacionamento: gratuito
  • Entrada do parque: R$13,00; meia para estudantes e de graça para professores da rede pública, menores de 12 e maiores de 60 anos.
  • Endereço: Rua do Horto, 1.799 ( do lado do Horto Florestal)
  • Levar: água (cantil, mochila de hidratação), comidinhas, protetor solar.

>Não tente visitar todos os 4 Núcleos em 1 só dia, pois a entrada deles  são distantes um dos outros.

PARA LER SOBRE O NÚCLEO ENGORDADOR: CLIQUE AQUI
PARA LER SOBRE O NÚCLEO CABUÇU: CLIQUE AQUI

2 comentários sobre “Parque Estadual da Cantareira – Núcleos: Pedra Grande e Águas Claras

Deixe seu comentário