Pico Paraná Fail! Pico do Itapiroca Done!

Quem nos acompanha por aqui e principalmente pelo Instagram já percebia a nossa ansiedade para fazer finalmente o Pico Paraná. Já na semana, na quarta feira de cinzas, a Carol nos contou que estava bem doente e que não conseguiria nos acompanhar (triste ?), mas que fazia questão que nós ficássemos em sua casa.

Chegamos em Curitiba no sábado, conhecemos mais alguns pontos turísticos, combinamos com o George a logística e horários, e finalmente conseguimos dormir cedo.

Saímos de Curitiba às 6h da manhã, pegamos o George 6h30 em Quatro Barras e seguimos para a Fazenda Pico Paraná, para iniciarmos o ataque ao Pico no máximo 7h30.

Estava tudo acontecendo dentro do programado até que…

Pá! Carro falhou na subida, (HB20 1.0 não aconselhamos), e no que a Sasa deu a ré, não viu a valeta e foi. Foi um misto de desespero, com tristeza, com “PQP!! Não vamos conseguir subir!”

Subimos a pé até a Fazenda Pico Paraná, do Dilson (anjo que nos salvou), e ele prontamente se disponibilizou a nos ajudar. Descemos com ele no seu carro, e ele tentou nos puxar… na primeira tentativa a corda arrebentou. Resumindo, terminamos toda a saga com um guincho, que conseguiu tirar o carro da valeta sem nenhum arranhão.

Perdemos 7 horas do nosso dia para tirar o carro da valeta. Quando chegamos na fazenda, já era por volta de 13h30. Não dava mais pra subir o PP. Estávamos calculando de 10h a 12h para subir e descer. Seria no mínimo insano tentar, ainda mais com o tempo que estava.

George nos sugeriu subir o Pico do Itapiroca. Um pico um pouco mais baixo (1805mts de altitude, o PP tem 1877). Ele nos disse que era a vista mais bonita da região e que levaríamos no maximo 6 horas para subir e descer. Topamos na hora, após todo perrengue, viajar até lá e não subir seria muito triste.

Iniciamos a subida era 13h50. No início uma subida bem íngreme, quase uma escada. Estávamos com a adrenalina lá no topo, e subimos bem forte. Em menos de duas horas chegamos no topo.

No meio do caminho encontramos o Feijoada e a Nahayana, pai e filha, que havíamos encontrado na estrada enquanto o nosso carro era guinchado. Seguimos juntos até o topo. O Feijoada é um senhor de 60 anos que pratica montanhismo há 40 anos. Nos contou diversas histórias e compartilhou vários conhecimentos de quem conhece aquela região como ninguém.

Ficamos um bom tempo parados lá no topo, mesmo com a chuva e o vento frio, ficamos ali admirando aquele gigante que é o Pico Paraná. Apesar da chuva, tivemos uma vista privilegiada. Quando chegamos no topo, o tempo abriu completamente e conseguíamos ver até o litoral.

Iniciamos a descida e fomos abençoados com um belo por do sol.

Terminamos a descida às 19h30, com 5h45 de tempo total de ataque e descida. O finalzinho ficamos no escuro, mas foi bem pouco tempo.

Quando chegamos na fazenda, tinha pastel frito na hora. Foi quase um abraço de tão bom! Hahahaha

Agradecimentos mais que especiais

Não poderíamos terminar esse post sem antes agradecer de coração toda ajuda do Dilson, que ficou ali nos levando para cima e para baixo, sendo muito prestativo e nos acalmando quando pensamos que tudo daria errado. Ele é o proprietário da Fazenda Pico Paraná. Lá é uma das opções para deixar o carro estacionado, ele cobra uma taxa de 15,00 por pessoa. Anota seu nome e telefone, e controla a entrada e saída. Se você não der “baixa” na saída ele te liga ou se não conseguir te contatar liga para o telefone que você deixou de emergência. Caso aconteça alguma coisa na subida, ele será um apoio.

Nosso muito obrigada à Carol, pela hospitalidade e hospedagem mais uma vez em sua casa. E ao George por nos guiar em mais essa aventura. Ele conhece muito bem todas as trilhas da região, só no Itapiroca ele já subiu mais de 40 vezes.

Voltaremos em breve para fazer o PP. A Serra do Mar paranaense já ganhou o nosso coração.

informações e dicas

Altitude: 1805mts

Ganho de elevação: 923mts

Perda de elevação: 935mts

Terreno: Raízes expostas e campos de altitude

Como chegar: Saindo de Curitiba acesso pela Rodovia Regis Bittencourt (BR 116), sentido São Paulo. Após 40km, você encontrará o Posto Tio Doca, no lado esquerdo da rodovia. Seguindo adiante por mais 1,8km, você verá a ponte do Rio Tucum, exatamente antes da ponte, tem a entrada de estrada de terra. Nessa estrada, você seguirá por mais 6km de estrada de terra até a Fazenda Pico Paraná

Visual: Pico Paraná, Siririca, Caratuva, Litoral, entre outros

Vídeo muito bom de toda a saga, feito pelo George Volpão: https://www.youtube.com/watch?v=JBUdEL7gCJ8

2 comentários sobre “Pico Paraná Fail! Pico do Itapiroca Done!

1. Dilson - Fazenda Pico Paraná disse:

O problema está na ausência de programação para acabar definitivamente com os pontos críticos nesta estrada, mesmo que seja a longo prazo!

Fazem manutenções precárias que não resistem às chuvas frequentes nesta região, principalmente no verão!

Bom para quem fornece combustível, pneus, saibro, etc, para a prefeitura! Tiveram um comprador assíduo, ano após ano, nos últimos 18 anos!

• sassaricandosite disse:

Verdade Dilson, a estrada necessita de um reparo mais definitivo. Volto a dizer o quanto somos gratas. São pessoas como você que me faz acreditar ainda no ser humano. Obrigada.