Começando as férias em Ilha Grande, RJ

Fevereiro foi o mês que tirei férias com meu querido marido, e o destino escolhido para a primeira semana foi a Ilha Grande, por alguns motivos: 1) É perto do Rio; 2) É lindo; 3) Agrada todos os gostos (tem surf, tem trilha, tem morro, tem cachoeira, tem água cristalina, tem praia sossegada, tem praia cheia, tem desde hotéis bem caros a camping, enfim…). Também, considero que uma visita é pouco, a Ilha Grande é enorme e tem muitas atrações.

Foto retirada do Wikipedia

No nosso caso, o marido queria muito surfar e eu queria muito fazer trilhas. A praia que rola onda é Lopes Mendes, onde não tem hospedagem, e não se pode acampar, os barcos também não chegam nessa praia. Aliás, acampar em área não destinada a isso, é proibido em toda a Ilha. Procurando o lugar mais próximo de Lopes Mendes, achamos a Praia das Palmas, e realmente lá vimos que é a praia mais próxima pra se ficar, decidimos acampar, pois ali não existe muitas opções a não ser essa. A sequência das praias é: Praia das Palmas, Praia dos Mangues, Praia do Pouso (onde todos os barcos param para a galera chegar em Lopes Mendes) e Praia de Lopes Mendes.

Fechamos antecipadamente o barco de ida e volta de Abraão mais o estacionamento em Conceição de Jacareí com a empresa Objetiva, inclusive pagamos pelo próprio site.

Saímos de casa bem cedinho, deixamos o carro estacionado e pegamos o barco. Chegando em Abraão, ainda tínhamos que pegar mais um barco para nosso destino final. Os barcos não vão para Palmas, só taxi boat (preço bem mais caro), então pegamos um barco para Praia do Pouso e fizemos a trilha voltando para Palmas. Digamos que foi um perrenguezinho, visto que fazer trilha junto com andar na praia de areia fofa com mochilas e barraca num puta sol, não é uma das coisas mais fáceis, mas conseguimos.

No barco seguindo para Abraão

Chegando a Praia de Palmas fomos para o Camping dos Coqueiros no canto direito da praia ou saindo do cais, andar para a esquerda. Gostei de ficar no canto direito, pois fica mais próximo da trilha sentido Lopes Mendes. Ali nesse canto tem o Camping das Palmas, junto com o Restaurante, uma boa opção também, porém ali rola normalmente um som à noite que pode desagradar alguns. Eu particularmente, achei bem legal, comemos lá quase todos os dias e tem wifi.

Praia de Palmas

Praia de Palmas

Nossa bagunça no Camping dos Coqueiros

Passamos três dias indo pra Lopes Mendes bem cedo, fazendo a trilha, antes que os barqueiros chegassem com a turistada, para que o Jonas conseguisse surfar e eu pegar aquela praia praticamente deserta. Foi incrível, a praia é lindíssima, deserta, limpa, mar delicioso, no canto direito rola onda, perfeito. Ás 9h chega o pessoal que vende coisas (água, cerveja, refri), às 10h a praia começa a encher do pessoal que pegou barco e parou em Pouso. Era nesse momento que a gente ia embora. Outro motivo para irmos bem cedo é que os melhores horários para surfar ali é bem cedinho, até umas 10h e no fim da tarde, depois das 16h. Ás 10h entra um vento forte e atrapalha o surf.

O paraíso Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes

Jonas fingindo surfista

Praia de águas claras, Lopes Mendes

Decidimos passar o resto dos dias em Abraão pra conseguir fazer outros passeios. De Palmas, tem taxi boat e eles cobram super caro. Empacotamos tudo, ficamos preparados pra ver se algum taxi boat ia pra Abraão pra trabalhar, ou fazer comprar pra gente poder pegar uma carona. Conseguimos, por um preço bem mais em conta, um barqueiro ia pra Abraão e fomos com ele.

Chegamos em Abraão, sem ainda ter um lugar pra ficar e fomos procurar algo. Logo em frente ao cais, entramos numa vila e achamos um hostel. Foi ali mesmo que ficamos, não íamos ficar perambulando de malas pra achar lugar. Foi um ótimo lugar, uma vila deliciosa, conhecemos uns gringos bem legais e dormimos em cama, o que é sempre muito bom.

Fizemos o passeio 1/2 volta à Ilha (Lagoa Azul, Lagoa Verde, parada pro Almoço em La Isla no Saco Do Céu e Praia Camiranga). Pedimos pro barqueiro deixar a gente na Praia da Feiticeira. Da praia fizemos uma trilha e chegamos na Cachoeira da Feiticeira (foi revigorante) e voltamos para Abraão por trilha. Gostei mais da Lagoa Verde, achei mais bonita que a Azul, tem menos barco e foi mto legal ver a vida marinha ali.

Lagoa Verde

La Isla, Saco do Céu

Praia de Camiranga

Cachoeira da Feiticeira

Em Abraão fizemos umas trilhas curtinhas também, mas bem legais: Aqueduto, Ruínas do Lazareto, Poção, Praia Preta. É uma trilha circular e auto guiável, Trilha 01.

Praia Preta fica um pouco mais pra frente deste mirante, Trilha 01

Aqueduto, Trilha 01. Seguindo pelo Aqueduto é possível chegar na Cachoeira da Feiticeira

Poção, Trilha 01

dicas e informações

-Se você quer fazer passeios, trilhas, fique em Abraão;

-Se quiser surfar, a praia mais próxima pra ficar de Lopes Mendes é a Praia de Palmas. Faça a trilha cedo pra conseguir pegar onda sem vento e sem turista sem noção.

-Não se engane. A Trilha de Pouso para Lopes Mendes não é tão curta como os barqueiros dizem, além de ter um subidão e um descidão. Vimos pessoas carregando coolers gigantescos numa trilha difícil, sofrendo horrores. Na praia é tudo caro, mas você não precisa disso. Leva cada um uma bolsa térmica que é muito mais vantagem. Tive a impressão de que as pessoas já chegavam pra fazer a trilha bêbadas, querendo levar um cooler maior que elas e jogando latinha de cerveja pelo caminho, sério pessoal, dá tristeza. Um lugar tão lindo não merece esse tipo de turista, fica em casa, por favor!

– Objetiva Tour: www.objetivatour.com

-Camping dos Coqueiros em Palmas: Banheiros limpos, chuveiro quente, energia é ligada às 18h e desligada às 22h (horário possível para carregar celular), não tem wifi. Fomos super bem tratados pelo Fabinho. Não precisa reservar, é só chegar. Tunico (dono) -> 21 998641545

-Camping e Restaurante Palmas: Banheiros, chuveiro quente, não sei como funciona a energia, tem wifi, rola música ao vivo à noite, nos finais de semana, tem um salgado delicioso que eles fazem no próprio restaurante todo fim de tarde. Tel.: 21 964532135

-Hostel Blue Lagoon em Abraão –  Em frente ao cais de turismo, perto de tudo, numa vila, tem wifi. Fomos muito bem recebidos e tratados pelo Irê e pelos donos. É possível também fechar os passeios com eles.

Deixe seu comentário