Gonçalves – MG – Refugio Kalapalo

Pelo segundo ano seguido vou para Gonçalves à trabalho, acompanhando os alunos da Omnia Sports. E mais uma vez nos hospedamos no Refugio Kalapalo. O Refugio é mantido pelo Guilherme Cavalari, um dos grandes nomes das trilhas no Brasil. Ele tem vários livros publicados, entre guias de trilha de bike, trekkings, e um dos seus mais conhecidos, o Transpatagonia, que conta a história dos 6 meses que ele ficou pedalando entre a Patagônia Argentina e Chilena. É sempre muito bom estar com pessoas tão experientes, pois sempre aprendemos algo novo. E lá no Refúgio é sempre um aprendizado. Não podemos esquecer de falar sobre a Adriana, esposa do Guilherme, que além de ser um pessoa super querida, é ela quem cuida da cozinha do Refúgio… e esse é um capítulo à parte. Que comida boa!!

Chegamos lá na sexta já bem tarde. Pulamos da cama às 8h e às 9h partimos para o treino pelas estradas e trilhas de Gonçalves. Lá tem muito lugar lindo pra explorar. Então eu aconselho que vá com tempo. Fizemos 24km, entre estradas de terra e single tracks. Primeiro fomos até a Pedra do Jair que nos proporciona um visual lindo da Serra da Mantiqueira e depois subimos a Pedra Chanfrada. O treino total somou 24km com 1100mts de ganho de altimetria. ?

Pós treino, tivemos um belo almoço no Refugio, e sem muito tempo de descanso partimos para o segundo treino do dia. Subimos até o cume da Pedra Bonita para ver o por do Sol. Um espetáculo à parte. Até o cume da Pedra Bonita são 3,5km com 500mts de altimetria acumulados, em uma trilha bem demarcada.

o Bônus

No domingo, o Geraldo (@omniasports), havia preparado uma surpresa para os alunos. Sem que eles soubessem, inscreveu todos em uma corrida na cidade de São Bento do Sapucaí, cidade vizinha de Gonçalves. A 1ª Volta do Cruzeiro tinha duas distâncias: 6km e 12km, com um percurso lindo e um visual incrível para a famosa Pedra da Baú.

A prova foi muito bem organizada, e ainda de quebra consegui ficar em 2º lugar geral na prova de 12km e minhas alunas Nani e Vania ficaram em 2º e 3º lugar na categoria até 29 anos, e a Isabela ficou em 1º lugar na categoria na prova de 6km. Mulherada mandando muito bem nas trilhas.

E para fechar esse fim de semana incrível, ainda fomos conhecer a Cervejaria Bauzera, que produz cerveja artesanal. O Eliseu, dono da Cervejaria e um dos maiores escaladores do Brasil, nos apresentou todo o processo de fabricação e no final fizemos a degustação de alguns tipos de cerveja. Uma super experiência.

Agradecimento especial a @omniasports que organizou todo esse fim de semana. E ao Guilherme e Adriana que sempre nos recebe tão bem.

Quem quiser saber mais sobre o Refugio Kalapalo é só entrar aqui: www.kalapalo.com.br

Vale muito a experiência!

Deixe seu comentário